Como liberei meu primeiro e-book no Facebook e como você pode fazer o seu

Tempo de leitura: 3 minutos

Eu não sei se você já passou por isso. Mas, a primeira vez que eu resolvi disponibilizar um e-book gratuito no Facebook foi uma verdadeira loucura.

Quais erros você não deve cometer?

Cometi grandes erros que me custaram noites e noites de sono, sem falar que até ontem ainda recebia mensagem de pessoas querendo o e-book (disponibilizei em abril desse ano).

Fazer o e-book até que foi fácil. Utilizei o bom e velho Word para produzir o conteúdo.

O problema todo foi na hora de divulgar. Fiz um e-book super fofo e cheio de receitas legais e ai fiz a seguinte chamada no meu Facebook:foto

Percebe a inocência da nutri? Deixa eu te contar quais foram os meus erros:

  • NÃO ESTIPULEI PRAZO PARA O ENVIO: as pessoas poderiam solicitar o e-book até quando desejassem. VANTAGEM: sua lista de e-mail cresce para sempre, além do engajamento vitalício para o post. DESVANTAGEM: 9 meses depois você ainda recebe comentário com solicitação de envio.
  • NÃO ESTIPULEI DATA QUE IRIA ENVIAR: enviei os e-books a medida que surgiam solicitações. VANTAGEM: não há. DESVANTAGEM: ao invés de criar uma única lista ou grupo, você precisa inserir a mesma mensagem do e-mail várias vezes.
  • NÃO DISPONIBILIZEI O LINK PARA BAIXAR O E-BOOK: hospedar o e-book e disponibilizar o link de download é uma forma eficiente de disponibilizar um material virtual. VANTAGEM: você não precisa copiar e colar e-mails. DESVANTAGEM: não gera engajamento.
  • NÃO UTILIZEI UM DISPOSITIVO DE E-MAIL MARKETING: com um dispositivo de e-mail marketing, como o LeadLovers, é possível solicitar que as pessoas deixem o e-mail nos comentários. O próprio dispositivo captura os e-mails e envie o e-book automaticamente. Você não precisa criar tendinite copiando e colando e-mails.
  • NÃO ELABOREI CONTEÚDOS PÓS CAPTURA: a partir do momento que você cria uma lista de e-mails é importante manter uma frequência de conteúdos enviados. As pessoas precisam estar em conexão com você.

Depois da surra que levei na primeira vez, copiando mais de 300 e-mails, aprendi.

ctrl-c-ctrl-v

De lá para cá, já montei dezenas de e-books, mas, tudo ficou muito melhor e mais fácil. A edição do e-book está muito melhor.

Aprendi a usar ferramentas que me possibilitam entregar um material de melhor qualidade. Faço a captura de e-mails com objetivos claros, sem dar tiro no escuro. Com conteúdos pós captura previamente elaborados.

E fiz minha melhor aquisição. Adquiri o serviço de e-mail marketing da LeadLovers. Só com ela consegui automatizar a captura de e-mails sem perder o engajamento da página.

Como criar disponibilizar seu e-book?

Você pode disponibilizar o e-book do mesmo jeito que eu fiz. Mas, claro, sem cometer os mesmos erros. Vou te dar aqui o passo a passo do que fazer:

  1. Reúna um material interessante e prático.
  2. Utilize Word ou Canva.com para editar  e salve em pdf.
  3. Faça um post com uma chamada atrativa para seus seguidores;
  4. Solicite e o e-mail dos seus seguidores (diferente do link isso vai ajudar a manter sua página sempre no feed de notícias dos curtidores);
  5. Capture os e-mails manualmente, ou se você quiser ter menos trabalho e aproveitar melhor seu tempo, utilize um serviço de e-mail marketing eficiente, nem todos capturam diretamente dos comentários do Facebook.

Te garanto que se você seguir essas dicas, já estará bem a frente de onde eu estava quando disponibilizei meu primeiro e-book.

Espero que o post tenha sido útil para você. Até a próxima!por